INTERCULTURA NAS ESCOLAS: O ITALIANO COMO LÍNGUA E CULTURA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Autores: Camila de Oliveira Afonso, Franciele Franco de Farias, Juliana Medianeira Von Mühlen, Merili Patricia Ribas

Professores: Paula Garcia de Freitas

Programa: LICENCIAR

Curso: Letras Italiano

Participando do Projeto intitulado “Intercultura nas escolas: o italiano como língua e cultura na rede pública de ensino” vinculado ao Programa Licenciar da UFPR, nós, alunas do curso de Letras – Italiano, temos a primeira experiência docente em colégios da rede pública. Oferecemos o curso de italiano como atividade extracurricular para alunos do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino e o objetivo do curso é proporcionar ao adolescente a oportunidade de conhecer uma língua estrangeira além do inglês e motivá-lo na aprendizagem do idioma italiano por meio de um material diferenciado para seu ensino elaborado por nós. O pano de fundo para a preparação das aulas e do material em 2012 é a inserção e/ ou participação do aluno nas redes sociais. Para isso, apresentamos tarefas comunicativas em que os alunos fazem uso da língua italiana para a navegação nesses sites. São tarefas comunicativas as atividades que requerem a atenção dos alunos para o significado das enunciações, para a compreensão e a produção de significados na L2/LE (XAVIER, 2007, P. 33). Acreditamos que a aprendizagem do idioma está intimamente ligada ao entendimento da cultura que ela veicula. Portanto, inserir os alunos nas redes sociais, incentivá-los na pesquisa e no contato com sites italianos é uma maneira de fazê-los conhecer a cultura do país sem alimentar a criação de estereótipos. Para nós, participar do projeto é uma oportunidade não só de vivenciar a prática, mas também de podermos refletir sobre ela a partir da teoria. É objetivo deste projeto, portanto, desenvolver a nossa capacidade de pesquisa e de reflexão cientifica que se reflete no planejamento do curso, na elaboração dos planos de aula e na criação desse material alternativo para o ensino do idioma italiano, capaz de colocar o aluno em contato com a cultura do país.