EXPEDIÇÕES GEOGRÁFICAS: A EXPERIÊNCIA EM CAMPO E NA SALA DE AULA

Autores: Cláudia Lima de Souza Ribeiro, Daniela Paula Faria, Isabel de los Santos Brandt, Kauana Bonetti, Lucas de Pelli Senes, Marina Paiva da Silva, Michely Alves Tonett, Rayman Auy Virmond Juk, Ricardo Michael Pinheiro Silveira, Santiago Gabin de Souza, Tamires Maria Rodrigues.

Professora: Elaine de Cacia de Lima Frick

Programa: LICENCIAR

Curso: Geografia

O projeto Expedições Geográficas vem sendo realizado desde o ano de 2006, visando possibilitar a verificação in loco de aspectos geográficos do Paraná, por meio de aulas em campo. Conforme ressaltam Carvalho (1941), Ruellan (1944) e Silva (2000), a experiência em campo é indispensável para o conhecimento da realidade, mesmo com todo aparato tecnológico da atualidade que tem facilitado a aquisição de informações sobre uma área. Os objetivos do projeto são: estimular a prática das aulas em campo em colégios públicos estaduais visando à diversificação no ensino da Geografia, capacitar os acadêmicos de Geografia da UFPR para atender grupos de professores e estudantes em atividades de campo, e proporcionar noções básicas de educação ambiental. O intuito é levar estudantes de escolas públicas e acadêmicos de Geografia à descoberta de novos conteúdos por meio da observação e interpretação do ambiente, ou seja, tentar despertar e aguçar no estudante a percepção espacial e ambiental dos elementos constituintes da paisagem vista e vivida em cada expedição realizada. A metodologia utilizada envolve: pesquisa e grupos de estudo sobre a importância das aulas em campo para o ensino da Geografia; contato com os colégios e planejamento do conteúdo lecionado; aula pré-campo com o objetivo de trabalhar conceitos, explicar o roteiro da aula de campo e como proceder durante a expedição; atividades em campo (expedições) para realização de observação e interpretação da paisagem; aula pós-campo com o intuito de verificar a eficácia da aula em campo por meio de mapa mental e aplicação de questionário aos participantes. Até o momento foram realizadas duas atividades do projeto no Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, a expedição ao Caminho do Itupava e a atividade sobre conhecimento geográfico do bairro onde o colégio se localiza, sendo que  além do campo, foram trabalhados em sala conceitos de sensoriamento remoto/fotografias aéreas, onde os alunos puderam identificar as transformações na paisagem do bairro ao longo dos anos (fotografias multitemporais). Percebeu-se interesse dos alunos na participação de ambas atividades, que para muitos foi o primeiro contato com um ambiente externo a sala de aula ou com o recurso do sensoriamento remoto fatores estes essenciais ao aprendizado geográfico. Estão agendadas expedições com outros colégios da Rede Estadual de Ensino para os próximos meses no ambiente Serra do Mar (Morro Anhangava em Quatro Barras e Caminho do Itupava em Quatro Barras - Morretes), parques de Curitiba e Parque Estadual de Vila Velha.