MONITORIA NA EXPOSIÇÃO TEMÁTICA “O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA - EVOLUÇÃO”, DENTRO DO PROGRAMA LABORATÓRIO MÓVEL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPR LITORAL (LABMÓVEL)

Autores: Marli Maria Bunicoski; Denise Catarina Prestes Mazuroski e Glaucio Willian Fernandes Gonsalvess

Professores: Antonio Serbena, Emerson Joucoski, Rodrigo Arantes dos Reis

Programa: LICENCIAR

Curso: Linguagem e Comunicação, Artes e Ciências

O Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel) é um programa de ensino, pesquisa e extensão que promove a educação e a popularização da ciência entre estudantes de ensino fundamental e médio das escolas públicas do litoral paranaense. O programa é composto por estudantes de diversos cursos atuando em várias modalidades de bolsas, técnicos-administrativos e professores do Setor litoral da UFPR. Como uma das estratégias de divulgação do conhecimento cientifico o LabMóvel desenvolve a cada semestre um tema diferente para as exposições. No primeiro semestre de 2012 a exposição teve como titulo “O maior espetáculo da Terra – Evolução”. O objetivo específico desta exposição é divulgar através de uma abordagem científica a teoria da evolução, da qual Charles Darwin foi seu precursor, e promover a compreensão e implicações da teoria. A exposição foi apresentada no espaço do Centro Cultural da UFPR litoral. Para auxiliar o processo de apresentação do tema foram utilizadas réplicas e peças originais de animais atuais e pré-históricos, banners com informações sobre as peças e imagens dos animais em ambiente natural, quando vivo. As escolas agendam a visitação com antecedência, e o Labmóvel, em parceria com a universidade, disponibiliza o transporte até o local da exposição. A atuação dos bolsistas nesta exposição é de monitoria, guiando o grupo e explanando a respeito de cada peça e banner que fazem parte da linha do tempo invertida (Evolução da vida, partindo do presente para o passado). A atuação dos graduandos neste processo de monitoria é de grande importância para o desenvolvimento acadêmico, criando vínculos com a iniciação científica e com a comunidade local. Especialmente para os estudantes de licenciatura a questão da monitoria vem ao encontro das praticas pedagógicas do futuro docente.