ANÁLISES DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE ESTUDANTES SURDOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

Autores: Juliana Meltior Espinhoso, Juliane Rembis Costa, Nathan Wilian Santos de Sales, Renata Manczur Torres

Professores: Sueli de Fátima Fernandes

Programa: LICENCIAR

Curso: Artes Visuais, Física e Pedagogia

O presente trabalho é fruto do projeto intitulado “Letramento, inclusão e educação de surdos”, que tem como objetivo geral elaborar o Mapa Social de estudantes surdos matriculados no ensino médio das escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana. Em 2012, comemoramos uma década da oficialização da Língua Brasileira de Sinais – Libras, cujo impacto mais significativo foi o reconhecimento político da situação de bilinguismo dos surdos. A despeito dessa conquista, com base na política de inclusão do Ministério de Educação, a matrícula preferencial dos estudantes surdos ocorre no ensino regular, contexto no qual impera o monolinguismo em língua portuguesa, a precariedade de apoios especializados, além de encaminhamentos metodológicos equivocados no ensino de português como segunda língua. Os dados parciais sistematizados dizem respeito aos municípios de Curitiba, Araucária, Campo Largo, Colombo, Fazenda Rio Grande, Quitandinha, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Piên. Nesse contexto, o projeto buscou identificar, por meio de pesquisa quali-quantitativa, a realidade social da educação dos surdos, através da coleta de dados por meio de instrumentos com dois eixos de investigação: (i) realidade sócio-econômica, com intuito de especificar a trajetória familiar, escolar, linguística e social dos estudantes e (ii) prova de compreensão e produção textual, de modo a analisar os níveis de letramento em língua portuguesa. A pesquisa foi realizada em 11 dos 18 municípios informados pela SEED/NREs, totalizando 83,33%; dos 282 estudantes informados, foram entrevistados 168, totalizando o percentual de 59,57%. Dos 168 estudantes entrevistados, 67 (sessenta e sete) estudam no 1º. ano, 47 (quarenta e sete) no 2º. ano e 54 (cinquenta e quatro) no 3º. ano do Ensino Médio. A coleta consolidou um corpus de 840 textos, que constituem a base de dados que, em análise inicial, revela resultados alarmantes, revelando uma condição de analfabetismo funcional dos estudantes e uma incipiente situação de bilinguismo vivenciada pelos surdos nas escolas. Tendo como referencial teórico, pesquisas referentes à educação bilíngue para surdos (Fernandes, 1999, 2003, 2011; Skliar, 1998; Strobel, 2009) identificamos um cenário de exclusão includente dos surdos na educação básica, promovendo uma expulsão velada materializada na impossibilidade de apropriação efetiva de conhecimento e letramento.