PRODUÇÃO DE PROCESSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VIRTUAIS ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Autores: Aline Dartora, Flávia Sant’Anna Rios, Isadora de Lourdes Signorini Souza,

Izabelle Pruss, Jefferson Farias de Cristo, Márcia Helena Mendonça, Manolo

Lorenzet, Nicolas Buel Ferraez, Rafael de Oliveira Fratoni, Stephanie Caroline Shubert, Ruth Janice Guse Schadeck

Professores: Márcia Helena Mendonça, Ruth Janice Guse Schadeck

Programa: LICENCIAR

Curso: Biologia e Medicina

Estudos do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) demonstraram que mais de 60% dos alunos brasileiros não apresentam domínio na área de Ciências para lidar com as exigências e os desafios mais simples da vida cotidiana. No entanto, estão imersos num mundo repleto de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Em diferentes graus, tiveram acesso a recursos visuais e tecnologias que participam da modelagem das funções cognitivas. Estes estímulos, remodelando o funcionamento cerebral, têm favorecido o desenvolvimento de novos estilos de raciocínio, aprendizagem e conhecimento humanos. É preciso, portanto, preparar professores capazes de enfrentar a complexidade da educação na era digital. E mais do que isso, que estejam aptos a produzirem materiais didáticos virtuais adequando-os à realidade brasileira. Neste viés, o presente projeto tem como objetivo capacitar futuros professores para o uso e aplicação das TICs no ensino de Ciências e Biologia, de forma crítica e competente, e contribuir para a melhoria do ensino da rede pública. Para tanto são realizadas reuniões semanais com os participantes do projeto com a discussão dos referenciais teóricos, científicos e tecnológicos. Os artefatos digitais são construídos utilizando-se diferentes programas como ImageJ, VirtualDub, Adobe Premiere, Photoshop, Ilustrator e Flash, dentre outros. Os materiais produzidos serão aplicados em classe, nas aulas regulares de Ciências e Biologia, em turmas acompanhadas pelos estudantes do Licenciar, no Colégio Estadual Gottlieb Mueller. Os materiais didáticos virtuais serão avaliados através de entrevistas com alunos e professores, observações das navegações e questionários. Três subprojetos de material didático com a participação dos estudantes do Licenciar estão em andamento. Um deles visa à construção de um “boneco” com muita interatividade que aborda as diferentes funções do corpo humano, no qual o usuário poderá escolher o sistema que deseja visitar. O outro se passa no interior de um aquário que tem, como protagonista, um camarão que encontra diferentes organismos vivos com os quais estabelece interações. Neste projeto faz-se uma composição entre filmagens e animações. E finalmente uma célula eucariótica animal interativa que aborda as principais estruturas celulares. Através destes três subprojetos temas fundamentais em Ciências e Biologia estão sendo abordados. Espera-se construir ambientes virtuais de aprendizagem que capacitem os estudantes brasileiros a aplicar os conhecimentos científicos na melhoria da sua qualidade de vida.