LITERATURA PARANAENSE NAS ESCOLAS

Autores: Cleiton Juliano Ribeiro, Rosimeri Baumel, Morgana Pereira, Thaís Lopes, Jhonatha Silva

Professores: Fábio de Carvalho Messa

Programa: LICENCIAR

Curso: Linguagem e Comunicação

Estabelecemos estratégias de leitura do texto literário na escola, tendo como objeto os textos produzidos no estado do Paraná. Destacamos as relações sócio-culturais e históricas dos escritores que fizeram parte de manifestações literárias no Paraná, a partir da ligação desenvolvida com os movimentos literários das diferentes épocas. Estudamos os textos literários não apenas na perspectiva da história literária, mas também através de aproximação de gêneros literários e eixos temáticos. Depois dos processos de leitura (sensorial, emocional e intelectual) das obras, que envolvem a compreensão e apreciação estética dos textos, partimos para as ações de leitura dramática, associando-os a elementos cênicos pertinentes. Outras ações decorrentes são a de organização de eventos que têm como objeto de discurso a literatura paranaense como os saraus e os varais de poesia nas escolas de Antonina e de Pontal do Paraná. Além de aproveitarmos os pretextos temáticos do centenário da UFPR para centralizar as atividades do projeto, também aproveitamos o tema do centenário da poeta Helena Colody, relacionando sua produção com os haicais japoneses, num diálogo constante com a poesia de Paulo Leminski. Para isso, foi conveniente fundamentar o haicai, que tem como referência máxima o samurai Bashô. A partir do contato com os textos e de sua decorrente fruição estética, foi conveniente aproximar os estudantes as outras linguagens artísticas com as quais a literatura sempre manteve contato direto que é a música, o teatro e o cinema. Os textos literários são frequentemente adaptados para estas outras linguagens, e por isso mesmo as ações seguintes foram a de organização e confecção de varais de poesia na escola, organização e execução de saraus literários e a performatização de textos a partir de sua leitura dramática.