LICENCIAR LETRAS JAPONÊS 2012 - LÍNGUA E CULTURA JAPONESA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Autores: Bruna Catarina Kikuchi Baena, Danielle Hiba Paraná, Elen Mika Takatsuki, Everton Fernando Dias, Hiromi Joo, Mariana Fante Manfrin, Patrícia Novelini dos Santos, Tânia Eiko Tanabe, Thielly Harumi Sato

Professores: Satomi Oishi Azuma e Monica Setuyo Okamoto

Programa: LICENCIAR

Curso: Letras Japonês

Este trabalho discorre sobre a experiência dos alunos de Letras Japonês da UFPR dentro do Programa Licenciar, que promove a articulação entre ensino, extensão e pesquisa, no intuito de oferecer uma formação acadêmica ampla, bem como a oportunidade de prática pedagógica. Para se obter um aprendizado da língua e cultura japonesa pelos alunos das escolas municipais de Curitiba, este projeto adotou a ludicidade e as tarefas em grupos. Como a língua japonesa possui um sistema de escrita diferente, as letras japonesas são ensinadas assim como algumas expressões básicas da língua japonesa dentro da metodologia proposta. Além disso, as dobraduras, os “animês” e as músicas e as estórias japonesas também são apresentados. Este projeto tem concentrado o foco em três pontos: a construção da prática pedagógica do professor, a elaboração do material didático para o ensino de língua japonesa e a adequação do programa à realidade sócio-econômica das crianças das escolas públicas. Com relação à construção da prática pedagógica do professor, a falta de experiência anterior na prática pedagógica, como também pelo pouco contato teórico, levou os bolsistas e voluntários à reflexão da necessidade de um estudo teórico mais aprofundado. Quanto à questão da elaboração dos materiais didáticos, foi observada a dificuldade de se selecionar e produzi-los. Outro ponto recorrente nas discussões do grupo Licenciar foi o planejamento de aulas; experiência nova que trouxe ordem e deu a exata dimensão do papel do professor fora da sala de aula. Por último, durante a prática do ensino nas escolas municipais, percebeu-se que nem sempre é possível estender um programa de inclusão a uma realidade sócio-econômica para certas iniciativas do governo. Num balanço geral, os bolsistas e voluntários deste projeto sentem que o “feedback” semanal e a possibilidade de troca de informações, materiais e experiências durante as reuniões em grupo têm sido válidos para a formação como futuro educadores. Referência bibliográfica: BROWN, H. D. Teaching by principles; and interactive approach to language pedagogy. New York: Longman, 2001. MIMAKI, Yoko. Nihongo kyoujuhouwo rikaisuru hon. Tokyo:Baberupuresu, 2010