A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFPR: PERCEPÇÕES DE DISCENTES E DOCENTES

Autores: Everton Ribeiro, Felipe Martins de Lima, Jessyca Jorge, Ivanilda Higa

Professores: Ivanilda Higa

Programa: LICENCIAR

Curso: Física

O atual currículo do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Paraná teve seu inicio no primeiro semestre de 2011, e foi construído com o objetivo de atender as Diretrizes Nacionais Curriculares para os cursos de Física e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena devendo, de modo geral, trazer melhorias tanto para alunos como professores do curso. Nosso objetivo com este trabalho é estudar se isso realmente aconteceu, analisando de modo quali-quantitativo os impactos do novo currículo para alunos e professores. Para o estudo qualitativo, foco deste pôster, serão utilizados dois questionários. A elaboração desses questionários e das formas de se realizar esse estudo teve como base a leitura de vários artigos que discutem a Licenciatura, evasão e permanência de alunos na graduação e que buscando um mesmo objetivo ou apresentando resultados obtidos com as mudanças realizadas, auxiliaram-nos na elaboração de nosso projeto e na metodologia utilizada em nosso estudo. O questionário para os alunos tem o intuito de evidenciar suas percepções sobre o curso, tendo como sujeitos alunos que estão terminando o antigo currículo e os primeiros alunos do novo curso. Busca-se analisar suas percepções sobre as diferenças entre as grades curriculares e o seu desempenho no curso. Esse questionário é constituído de questões objetivas e dissertativas. Através das questões objetivas será possível ter uma noção do histórico escolar do aluno e alguns fatores pessoais relevantes. As questões dissertativas procuram fazer com que eles exponham as principais dificuldades sentidas e quais suas perspectivas com relação à profissão de físico licenciado. O segundo questionário terá como sujeitos respondentes os professores do curso, também para analisar a posição dos mesmos em relação às mudanças. Esse questionário, com questões abertas, busca levantar suas percepções se foi necessária uma mudança de metodologia de ensino, se os alunos apresentam dificuldades diferentes e se aprova as mudanças ocorridas no currículo. Esperamos que ao final desse estudo seja possível levantar informações sobre a implementação do novo currículo e discutir e propor elementos para contribuir para sua melhoria.