A PRÁXIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA - PR

Autores: Andréa Macedônio de Carvalho, Marília Andrade Torales

Professores: Marília Andrade Torales

Programa: LICENCIAR

Curso: Pedagogia

A análise da práxis dos docentes é uma importante ferramenta para avaliar as propostas educativas institucionais, tomando como referência o ponto de vista dos professores. A inserção da Educação Ambiental nos cenários educativo-formais aponta para a criação de alternativas viáveis frente às evidências latentes de uma crise ambiental. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi o de analisar práticas e discursos educativo-ambientais de professoras e educadoras infantis de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Curitiba. Para o alcance de tal objetivo foram realizadas entrevistas e aplicados questionários abertos a dez professoras e educadoras, com base em uma perspectiva qualitativa-hermenêutica de análise dos dados. Com essa estratégia foi possível identificar, dentre outras coisas, a prática de atividades de Educação Ambiental no CMEI e o pensamento que sustenta e define estas ações. Porém, nos resultados foi possível perceber que estas práticas não estão ligadas a projetos institucionais ou interligadas entre si e partem de iniciativas individuais. Após as análises, desenvolveu-se uma oficina pedagógica para fortalecer o trabalho sobre Educação Ambiental e estimular a adoção de novas práticas relacionadas ao desenvolvimento de valores ambientais. A compreensão da proposta pedagógica da escola e das professoras ou educadoras foi o ponto de partida para estruturar nossa proposta de intervenção e o estabelecimento de diálogo entre as bolsistas e os profissionais que atuam no CMEI. Ao final do projeto, recebemos manifestações positivas sobre a necessidade de que iniciativas como essa sejam repetidas nos próximos anos e que o número de CMEIs participantes fosse ampliado. Acredita-se que os resultados obtidos por meio desta pesquisa possam contribuir para repensar o processo de inserção da Educação Ambiental no contexto educativo institucional e para a elaboração de políticas públicas coerentes com as necessidades manifestadas pelas profissionais que participaram do projeto.