O PAPEL DA DIAGRAMAÇÃO NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Autores: Giulie Freitas do Amaral, Lennon Zimermann dos Santos, Rosiane de Andrade

Professores: Rodrigo Arantes Reis, Antônio Luís Serbena e Emerson Joucoski.

Programa: Estágio

Curso: Gestão Pública

O Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (Labmóvel) atua na indissociabilidade entre os eixos de ensino, pesquisa e extensão. Possui várias projetos, nas quais a equipe de diagramação interage com os demais eixos, procurando traduzir informações em trabalhos gráficos e transmitir de forma didática e simplificada as idéias e ações das atividades desenvolvidas, com o intuito de popularizar a ciência entre seu público alvo, a educação básica do litoral paranaense.

Nos Jogos didático-científicos produzidos pelo Labmóvel, o trabalho da diagramação foi desde conceber um layout básico que se adequasse a todos os temas, até peculiaridades como escolha de fontes, fundos e tratamento de imagens. Cada jogo tem suas individualidades, porém o principal objetivo é manter a unidade gráfica entre eles. Já foram produzidos nove jogos: Peixes da Mata Atlântica; Peixes do Litoral Paranaense; Galáxias; Estrelas; Planetas e Satélites; Manguezal; Paleontologia; Paleontologia América do Sul e Insetos. Em processo de produção estão: Jogo da Memória Flores e Polinizadores, Costão Rochoso e Mata Atlântica. O projeto gráfico do periódico de divulgação científica, eComCiência, também elaborado pelo Labmóvel, foi desenvolvido de modo mais adequado para leitura proporcionando maior aprendizagem dos leitores. Com um visual de cores mais vivas e rico em imagens visa difundir a ciência nos colégios públicos da região. O trabalho gráfico desenvolvido no material didático “Venha se aventurar com Eisênia e Pépe” e coleção de livros da “Bêia” do Labmóvel, tem uma visão especial com relação às cores e a maneira da inserção de imagens a fim de facilitar a leitura. Há também o cuidado em relação a leiturabilidade, pois será os livros serão utilizados por crianças em fase de alfabetização. Os banners são confeccionados a partir das mesmas fontes de informações dos Jogos Didático. São formas de traduzir as mesmas num trabalho visual que seja atrativo e proporcione maior aprendizagem, o foco principal dos banners é facilitar o entendimento para que o conhecimento seja transmitido de forma objetiva. O Portal de Educação Científica do LabMóvel possui layout dinâmico e interativo, e integra todas as linhas de atuação do programa. O site é uma ferramenta utilizada principalmente como meio de difundir e disponibilizar o material didático produzido pela equipe do LabMóvel.