TECNOLOGIAS INOVADORES PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Aluno de Iniciação Científica: Joceli de Fátima Volochen (PIBIT/CNPq)

Curso: Gestão da Informação (M)

Orientador: Maria do Carmo Duarte Freitas

Co-Orientador: Celso Yoshikazu Ishida, Denise Fukumi Tsunoda

Colaborador: Livia Regina Nogueira dos Santos, Elisië Almeida, Josiete do Carmo

Departamento: Ciências e Gestão da Informação

Setor: Ciências Sociais Aplicadas

Palavras-chave: Recuperação da informação, Objetos de aprendizagem, Educação superior.

Área de Conhecimento: 60701021 - PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO

Explora as potencialidades dos repositórios de objetos de aprendizagem como estratégias didáticas e metodologias facilitadoras para uso dos professores na educação. A investigação começou por uma analise do cenário nacional e internacional dos repositórios de objetos de aprendizagem de livre acesso e percebeu-se a carência de um repositório com orientações de uso dos filmes de animação como facilitador no ensino-aprendizado. Pesquisas anteriores haviam constatado o desconhecimento dos professores de como usar a tecnologia para aulas mais instigadoras e sobre o entendimento desses como Objeto de Aprendizagem (OA) existente para uso em sala. Diante desse cenário, o objetivo desta pesquisa é reestruturar a arquitetura de informação do repositório - Recuperação de Conteúdo Informacional em Filmes (RECIF) - direcionado para o uso de professores da educação superior. A expectativa é obter OA e um espaço virtual de intercâmbio de experiências docentes e investigadoras em tecnologias inovativas para aulas motivadoras que despertem o aluno para aprendizagem interativa e colaborativa. A pesquisa toma por base uma pesquisa bibliográfica para recuperar e entender sobre AO e analisar os repositórios, produto e tecnologias inovadoras para educação de outras instituições. Finaliza-se com uma melhoria e implantação de uma plataforma colaborativa para o projeto do RECIF, fazendo a analise e inserção de novos filmes na base existente para que seja possível dissemina-la entre outras instituições.  Espera-se com a pesquisa obter uma plataforma que contribua com o professor na elaboração de aulas mais motivadoras e promover a parceria da Universidade Federal do Paraná com a Universidade de Málaga aumentando o grau de internacionalização por meio do uso da tecnologia.

 

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