LEVANTAMENTO DE DADOS TRANSVERSAIS NA PRÁTICA DO ENFERMEIRO: UMA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Aluno de Iniciação Científica: Larissa de Oliveira Peripolli (IT-Voluntária)

Curso: Enfermagem (MT)

Orientador: Marineli Joaquim Meier

Co-Orientador: Karla Crozeta Figueiredo

Colaborador: Dalnie Lefer Bezerra Noguês, Letícia Moreira dos Santos, Pandora Maione Salum

Departamento: Enfermagem

Setor: Ciências da Saúde

Palavras-chave: Enfermagem, Úlcera por pressão, Tecnologia Biomédica

Área de Conhecimento: 40401006 - ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA

Úlcera por Pressão (UP) é a lesão que atinge a pele e/ou tecido subjacente de regiões sobre proeminências ósseas, nas quais há forças de pressão, fricção ou cisalhamento constantes. É atribuição do cuidado de enfermagem a prevenção destas lesões, bem como o acompanhamento de sua evolução e tratamento. O estudo surge na tentativa de aperfeiçoar o processo de avaliação do paciente acometido por UP. O objetivo foi elaborar material técnico-científico para a capacitação de docentes e enfermeiros para o levantamento de dados transversais, o qual será disponibilizado em ambiente virtual de aprendizagem para capacitação de coletadores de estudos de prevalência. O material foi construído pelas bolsistas e voluntárias do projeto, juntamente com as orientadoras, e foi embasado em literatura científica. A definição de temas a serem incluídos no material partiu da verificação dos itens a serem avaliados na coleta de dados de estudos transversais. Os temas foram agrupados em subtópicos, de acordo com a estrutura requerida pela plataforma de estudos online e foi aplicado em teste piloto. O material educativo foi composto por quatro unidades de estudo e questionários ao final de cada unidade para avaliar o aprendizado dos coletadores. Estas unidades contemplam as bases anatômicas e fisiopatológicas das UP, informações preliminares sobre o protocolo de pesquisa e também sobre os instrumentos que levantam dados referentes à instituição e aos pacientes. Após a elaboração, ocorreu um estudo piloto, no qual foram compostas equipes para a realização da coleta de dados e os participantes foram acompanhados durante o processo de ensino-aprendizagem (tutoria) por meio de ferramentas virtuais disponíveis na plataforma de estudos. As etapas de elaboração do material técnico-científico foram descritas em esquema gráfico. O projeto consiste em uma inovação tecnológica, pois viabiliza a padronização das informações a serem coletadas em estudos transversais com o auxílio da educação a distância, evitando assim o viés da pesquisa.

 

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