MAPEAMENTO GEOFÍSICO E AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA PSICOMOTORA EM CRIANÇAS DE CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO LITORAL DO PARANÁ

Aluno de Iniciação Científica: Bárbara Michele Moretto (PIBIT/Fundação Araucária)

Curso: Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)

Orientador: Vera Lúcia Israel

Co-Orientador: nao há

Colaborador: Luize Bueno de Araujo

Departamento: Campus Litoral

Setor: Campus Litoral

Palavras-chave: Desenvolvimento neuropsicomotor, Educação infantil, Mapeamento geofísico

Área de Conhecimento: 40103005 - SAÚDE MATERNO-INFANTIL

A presente pesquisa tem o objetivo de caracterizar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças entre zero e cinco anos de idade, matriculadas no centro de educação infantil C. A., e georreferenciar essas informações, de modo a facilitar a análise e a construção de indicadores. Para estimar o desenvolvimento das crianças foi utilizado o teste de Denver II (HALPERN et al., 2002). Das 92 crianças matriculadas no CEI, 66 apresentaram o termo de consentimento livre e esclarecido assinado pelos responsáveis, porém apenas 59 crianças foram avaliadas, pois 6 não compareceram nos dias de avaliação e 1 se recusou a concluir a mesma. Após a estimativa, 32 (54,3%) apresentaram desenvolvimento típico e 27 (45,7%) questionável. Das crianças que apresentaram risco no desenvolvimento, 22 (81,48%) indicam déficit no pessoal – social,  6 (22,22%) no motor fino-adaptativo, 9 (33,33%) em linguagem e 2 (7,4%) no motor grosseiro. Vale salientar que a mesma criança pode apresentar dificuldade em mais de uma área. Após a coleta dos dados, foram gerados gráficos e tabelas expondo os resultados obtidos, de modo a facilitar a inserção e visualização no sistema de informações geográficas (SIG). Para referenciar os dados foi utilizada uma poderosa ferramenta para gestão de dados territoriais, o gvSIG, versão 1.10. Após anexar o mapa da região, foi gerada uma planilha contendo as coordenadas geográficas do CEI. Com isso foi possível criar um plano de informação e destacar, no mapa, o centro infantil. As informações ligadas a ele foram armazenadas nesse ponto. Isso permite a análise e apresentação de dados referenciados geograficamente, bem como visualizar a distribuição, a concentração e a incidência de eventos. Além de auxiliar na obtenção de indicadores de atrasos psicomotores infantis, relacionados com o meio ambiente e com o perfil socioeconômico da população onde as crianças estão inseridas, a manipulação espacial dos dados pode subsidiar a tomada de decisões no processo de planejamento e implementação de políticas públicas ajustadas à realidade local.

 

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