MAPEAMENTO GEOFÍSICO E AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA PSICOMOTORA EM CRIANÇAS DE CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO LITORAL DO PARANÁ

Aluno de Iniciação Científica: ADRIANO ZANARDI DA SILVA (PIBIT/CNPq)

Curso: Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)

Orientador: Vera Lúcia Israel

Co-Orientador: Luize Bueno de Araujo

Departamento: Campus Litoral

Setor: Campus Litoral

Palavras-chave: Fisioterapia, Mapeamento, Desenvolvimento motor

Área de Conhecimento: 40103005 - SAÚDE MATERNO-INFANTIL

O presente estudo tem o objetivo de realizar um mapeamento geográfico de Centros de Educação Infantil (CEIs) no litoral do Paraná, a partir de dados já armazenados sobre desenvolvimento infantil através avaliações neuropsicomotoras. Foi escolhido um sistema de informações geográficas, o GvSIG 1.10 e foram avaliadas crianças matriculadas em um determinado CEI, cujos pais assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para transformar esses dados em informações mapeadas, abrimos o programa e criamos um novo bloco. A partir da função “adicionar planos de informação”, são adicionadas as informações geográficas (cidades, ruas, etc). Trabalhamos com os mapas do litoral do Paraná, previamente criados. Para inserir qualquer dado em determinado local, precisamos obter as coordenadas X e Y (latitude e longitude), que pode ser feito por um GPS indo até o local ou encontrar em mapas virtuais o lugar exato (desde que estes mapas indiquem as coordenadas X e Y). Agora precisaremos de um programa de planilhas, aonde criaremos as informações. Na linha 1 colocamos o título das informações: COORD_X, COORD_Y, ESCOLA, ANO_AVALIA (ano da coleta), AVALIADOS (número de crianças avaliadas),  MASC e FEM (sexo), QUEST (crianças com risco, segundo a escala Denver II), TIPICOS (crianças sem riscos), e as áreas da escala PES_SOCIAL (pessoal social), MOTOR_FINO, LINGUAGEM e MOTOR_GROS (motor grosseiro). Cada linha a seguir será um ponto no mapa. Agora precisamos salvar o arquivo no formato ”CSV (Macintosh)” caso tenha sido usado o programa “EXCEL” e no formato “DBF” caso o programa utilizado tenha sido o “CALC”. Retornando ao GvSIG, encontraremos a opção “Gestor de Projetos” e clicaremos em “Tabela”, “Novo” e adicionando o arquivo salvo do programa de planilhas. “Adicionando eventos ao plano de informação”, selecionando “COORD_X” e “COORD_Y” nos locais indicados, visualizaremos os pontos criados no mapa com as informações. A coleta feita em 2011 com 61 crianças, na qual 32 são meninas e 29 são meninos, 32 crianças apresentaram riscos no desenvolvimento e 29 não apresentaram. Nas áreas da escala, 24 têm riscos em pessoal-social, 7 na linguagem, 4 no motor fino-adaptativo e 1 no motor grosseiro. A partir do mapeamento, é possível fazer uma análise dos dados em relação aos fatores socioeconômicos da região, criando de um sistema de monitoramento de educação e saúde, possibilitando descobrir a influência de mapas temáticos no desenvolvimento infantil e, futuramente, fazê-lo subsidiar ações e estratégias no processo de gestão municipal.

 

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