ANÁLISE DAS FERRAMENTAS OPENSOURCE DE REALIDADE AUMENTADA APLICADA AO PROJETO DE EDIFICAÇÕES

Aluno de Iniciação Científica: David Rocha Milsted (PIBIT/CNPq)

Curso: Engenharia Industrial Madeireira (N)

Orientador: Celso Yoshikazu Ishida

Co-Orientador: Denise Fukumi Tsunoda

Colaborador: Andre Augusto Bonfante de Souza, Fabio Henrique Conceição, Gabriel Dias Machado

Departamento: Construção Civil

Setor: Tecnologia

Palavras-chave: Realidade aumentada, IFC, VRML

Área de Conhecimento: 30101000 - CONSTRUÇÃO CIVIL

A Realidade Aumentada (RA) é utilizada para interação de objetos virtuais ao mundo real. Diversas áreas têm sido beneficiadas com sua aplicação dentre elas; medicina, educação, industrias, artes, entretenimento, arquitetura e construção civil, sendo esta última a fonte de estudo, com foco no projeto de edificações. Busca análisar as ferramentas de Código Aberto (OpenSource) de RA: SACRA, FLAR ToolKit e ARToolKit, para os projetos de edificações com enfase no conceito Building Information Modeling (BIM), o mesmo possibilita trabalhar com objetos ao invés de linhas e notações ou legendas. Aborda dentro do contexto do BIM, o uso do Industry Foundation Classes (IFC) como padrão de troca de informações sobre os modelos possibilitando a utilização de softwares de diferentes fabricantes por parte dos projetistas concedendo mais liberdade ao projeto. O IFC é um padrão que difere da linguagem Virtual Reality Modeling Language (VRML) a qual é utilizada para a modelagem dos objetos virtuais na maior parte das ferramentas de RA enquanto este é um banco de dados com informações da construção civil. Estas duas linguagens são constituídas totalmente por texto e ambas são de código aberto.  Para que os modelos exportados para IFC possam ser demonstrados pela RA é preciso a conversão para a linguagem mais utilizada nas ferramentas OpenSource, isto é, de IFC para VRML. Ocorreram testes de conversão completa de objetos com propriedades diferenciadas e avaliou-se os pontos positivos e negativos em cada procedimento, obtendo as informações relevantes e relatando os erros nos processos de conversão tais como: mau posicionamento dos elementos, texturas, dimensões inapropriadas; descreveram-se também detalhes das funcionalidades individuais de cada ferramenta e a indicação de quais dessas podem ser utilizadas em cada tipo de aplicação.

 

1367