"PROJETO DE CIDADANIA E INDEPENDÊNCIA DIGITAL"

Aluno de Iniciação Científica: Haxley Camargo (Pesquisa voluntária)

Curso: Outros

Orientador: Silma Cortes da Costa Battezzati

Co-Orientador: Rafael Jamur

Colaborador: Liriana Batista da Silva Pesco, Haxley Camargo, Laércio José Mernika.

Departamento: Campus Litoral

Setor: Campus Litoral

Palavras-chave: Novas tecnologias de comunicação, Novas tecnologias de informação, Softwares livres

Área de Conhecimento: 10303049 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

A popularização das novas tecnologias de comunicação e informação têm provocado vários impactos na sociedade contemporânea por modificarem formas de contato, trabalho e acesso à informação entre humanos. Considerando este cenário, entende-se que a participação do cidadão no mundo tecnológico/virtual se constitui direito fundamental para o exercício pleno da cidadania entre brasileiros. Portanto, cabe à educação discutir e analisar os benefícios e perigos que o uso de tais recursos pode trazer para a formação cidadã dos jovens. Pois se bem aproveitados contribuem para desenvolvimento de habilidades e competências na formação e ingresso ao mundo da cultura, trabalho etc. Muitas vezes a falta de oportunidades para acesso às novas tecnologias está relacionada a escassez de recursos financeiros para a aquisição de tais ferramentas pelas instituições educacionais, notadamente públicas, pois a aquisição e instalação de computadores e softwares, por exemplo, demanda altos investimentos como pagamento de licenças para o uso de softwares proprietários à indústria internacional, cujos preços variam em dezenas de vezes num mercado altamente concentrado no lucro e na obsolescência planejada. Enquanto a indústria do software proprietário se desenvolvia acontecimentos pontuais, e aparentemente isolados, somados a atitudes altruístas de pesquisadores sedimentavam, na década de 1980, o caminho para o surgimento do Open Source ou Softwares livres, distribuídos livremente sob as regras da licença GPL- General Public License e de forma antagônica a um modelo da indústria copyright. Considerando as possibilidades de uso gratuito e a robustez da tecnologia do código aberto o PROCIDI desenvolve ações pedagógicas que privilegiam a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão com estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Gabriel de Lara objetivando aproximá-los da universidade e das tecnologias digitais em atividades que estimulem, notadamente, o uso de softwares livres nos contextos escolar, de lazer e profissional - voltadas à qualificação para a geração de renda.

 

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