ESTUDO  DA  CORROSÃO  E  DAS  PROPRIEDADES  DE TRANSPORTE DE ÁGUA EM FILMES DE TINTAS PARA APLICAÇÃO EM USINAS HIDREL TRICAS

Aluno de Iniciação Científica: Tainara Gerhardt (PIBIT/CNPq)

Curso: Engenharia Química (MT)

Orientador: Marcos Antonio Coelho Berton

Co-Orientador: -

Departamento: LACTEC

Setor: Tecnologia

Palavras-chave: Corrosão de aço, Substâncias carcinogênicas, Transporte e água

Área de Conhecimento: 10000003 - CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

A tinta epóxi alcatrão de hulha tem sido utilizada como proteção contra corrosão de aço carbono em conduto forçado nas usinas hidrelétricas. Ocorre que tanto na Europa como nos E.U.A. já é proibida a sua utilização pelo fato de que ela conter um número considerável de substâncias carcinogênicas, incluindo benzeno, naftaleno e outros hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. Embora no Brasil ainda seja permitido o seu uso, tintas alternativas têm sido testadas como substitutas. Neste trabalho foi realizado um estudo do transporte de água através de um filme livre de tinta (isto é, sem o substrato) de tintas consideradas como substitutas da tinta epóxi alcatrão de hulha. Foram feitos testes com três diferentes tintas da empresa Internacional Protective Coatings: revestimento epóxi modificado de alto sólido e baixo VOC (teor de compostos voláteis) conhecido como Interzone 954, primer epoxi rico em zinco (Interzinc 52) e revestimento para manutenção de alta constituição rico em alumínio e de baixo VOC (Interseal 670 HS) em comparação com uma tinta epóxi rica em alcatrão de hulha (LACKPOXI N 1265 da WEG Tintas). Os filmes livres foram produzidos com espessuras de 20, 25 e 30 mils de espessura úmida, utilizando-se um extensor. As medidas de transporte de água foram realizadas em um conjunto experimental constituído por um Copo de Payne com água deionizada em seu interior selado por um filme livre de tinta, que foi colocado em um dessecador com pentóxido de fósforo como agente dessecante. A água líquida, nesse caso, não tinha contato direto com o filme de tinta (apenas com o vapor de água). A variação da massa do conjunto experimental foi monitorada em função do tempo. Com os dados do coeficiente angular do gráfico obtido pelos pontos experimentais, foi possível calcular o fluxo de água através do filme de tinta, obtendo-se valores de 7,83 gh-1m-2 de água atravessando o filme de espessura 20 mils, 0,85 gh-1m-2 de água para o filme de 25 mils e 0,16 gh-1m-2 para 30 mils para a tinta Interzone 954.

 

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