HISTÓRIA DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA NOS CONTEXTOS DA FFCL, UP, UFPR (1939 – 2000)

Nome do coordenador do Projeto: Carlos Eduardo Vieira
Email do Coordenador do projeto: cevieira9@gmail.com

Bolsista(s) UFPR 100 anos: Nome do(s) Aluno(s): Samara Garratini

Este trabalho pretende realizar a análise da trajetória da disciplina História da Educação nos contextos da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FFCL), da Universidade do Paraná (UP) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no período de 1938 a 1952. Não entendemos essas instituições de maneira estanque, mas sim como parte do processo que culminou na implantação do ensino superior na cidade de Curitiba. Esse recorte temporal é apenas parte do que se pretende nessa pesquisa, pois ambicionamos acompanhar a dinâmica da disciplina do seu surgimento até os anos 2000. Contudo, para esse momento, nos restringiremos ao recorte acima mencionado. A disciplina História da Educação no Brasil surge em 1928 nos cursos de formação de professores da Escola Normal do Distrito Federal. Essa emergência é parte de um processo de reformas na base curricular dos cursos de formação de professores. Na Europa e nos Estados Unidos a presença dessa disciplina remonta à segunda metade do século XIX, tendo como evidência maior desse processo os inúmeros manuais de ensino de História da Educação que circularam na Europa e nas Américas. No Paraná a disciplina inseriu-se na Escola Normal em 1934, enquanto que no Instituto Superior de Educação, anexo à FFCL, em 1938. Em 1939, a disciplina passa a constar do currículo do curso de Pedagogia, recém regulamentado pelo Decreto Lei número 1.190. Como procedimento de trabalho temos nos ocupado em identificar, selecionar e organizar os documentos que testemunham o surgimento, a organização, os conteúdos e as avaliações da disciplina. Esses documentos estão localizados nos acervos do Setor de Educação e do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da UFPR. O material encontrado tem permitido identificar como a disciplina se inseriu no curso de Pedagogia (Currículo), quem eram os professores responsáveis e quais eram os conteúdos ministrados. Essas informações estão sendo organizadas em quadros analíticos, visando a problematização do papel da disciplina no âmbito dos cursos de formação de professores, bem como as concepções de História e de História da Educação subjacentes à disciplina. Até o momento podemos concluir sobre a importância da disciplina, uma vez que ela figura entre os fundamentos do curso e está presente em dois dos três anos de duração do curso. Também identificamos indícios da visão de mundo católica na disciplina, uma vez que parte dos seus professores e da própria FFCL estava ligada ao laicato católico paranaense.

Trabalho apresentado na 3ª SIEPE – 2011.