A TRAJETÓRIA DO ENSINO DAS ARTES CÊNICAS NA UFPR: REFLEXÕES A PARTIR DE DISCURSOS DE ALUNOS E PREFESSORES

Nome do coordenador do Projeto: Jean Carlos Gonçalves
Email : jeancarllos@ufpr.br

Bolsista(s) UFPR 100 anos: Nome do(s) Aluno(s): Janaina Micheluzzi Ferreira

O projeto visa resgatar a história do curso técnico em Artes Cênicas e seu processo de transição para ensino superior tecnológico em Produção Cênica. Em meio às grades curriculares, projetos políticos pedagógicos e aprovações institucionais circulam alunos, professores, colaboradores e artistas que juntos, contribuem para a evolução do curso e das artes cênicas em Curitiba. É na trajetória dessas pessoas e em seus discursos sobre os cursos em questão que está o foco dessa pesquisa. Esse estudo não pretende, no entanto, analisar a história documental dos cursos, ou a forma de inserção dos acadêmicos no mercado teatral curitibano, e sim, dar conta de uma análise enunciativa, que considere os discursos sobre os cursos como possibilidade de discussão sobre o ensino de artes cênicas no contexto da UFPR. A teoria de análise provém dos estudos do Círculo de Bakhtin, para os quais a linguagem está impregnada de sentidos e carrega traços da constituição dos sujeitos da enunciação. Nesta primeira etapa, foram realizadas duas entrevistas com alunos egressos do curso técnico, e o enunciado prevalente nas duas transcrições é o do fazer teatral no contexto universitário como um duelo de vozes: a da academia e a do mundo da criação teatral. Embora os sujeitos discursem como se essas vozes pudessem estar alocadas em diferentes lugares, os enunciados nos permitem refletir sobre essa relação, justamente onde esses dois pólos se encontram: na prática teatral como prática pedagógica. Os resultados da pesquisa foram apresentados e discutidos em dois eventos, um nacional e um internacional: VI Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (UNESP-novembro de 2010) e IV Jornada Latino Americana de Estudos Teatrais (FURB-julho de 2011), possibilitando diálogos entre este estudo e interlocutores de várias universidades do país e do exterior. A continuidade do estudo implica ainda a realização de entrevistas com ex-professores do curso técnico em Artes Cênicas e com alunos e professores do atual curso de graduação em Produção Cênica, que depois de transcritas e analisadas possibilitem refletir sobre a trajetória do ensino das artes cênicas na UFPR pelas vozes que constituíram e constituem seus sujeitos em diferentes épocas e contextos.

Palavras-chave: Produção Cênica, curso de Artes Cênicas, UFPR.

Trabalho apresentado na 3ª SIEPE – 2011.