MAPEAMENTO DO ARQUIVO HISTÓRICO DO SETOR DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Coordenador ou pesquisador: Cleusa Valério Gabardo
Unidade de lotação: Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação-DTFE/UFPR

Autor(es): João Paulo A. Januário ; Cleusa Valério Gabardo; Ettiene C. Guerios

Equipe: Andrea Alessandra Ielen; Marina Carlesso Cavallin; Elizete Antunes Gemin; Nadyla Carolina Lima; Vanuza Teixeira.

Os arquivos de instituições educativas devem se constituir como fontes para pesquisas históricas. A dificuldade de acesso e localização de documentos no arquivo do Setor de Educação-SE da Universidade Federal do Paraná motivou a proposta de pesquisa cujo objeto foi o conjunto desses documentos. O objetivo geral foi a elaboração de um Guia Preliminar de consulta e, os específicos, identificar os locais onde se encontram acervos documentais no Setor, caracterizá-los para reuni-los em um único espaço e proceder a uma organização preliminar. O arquivo público deve se constituir numa fonte de consultas de caráter histórico, cultural e científico, tendo o dever de promover a "proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação”, e a gestão documental, definida como “o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária” (Lei Federal de Arquivos, de nº. 8.159/91-art. 3º). Inicialmente foi ofertado às alunas bolsistas um curso sobre noções básicas de gestão documental em arquivos, paralelamente a leituras para subsídio teórico-prático sobre metodologia da pesquisa e noções de arquivamento. Os passos seguintes foram a pesquisa documental sobre a história e estrutura organizacional do Setor e entrevistas com servidores técnicos a respeito dos procedimentos adotados para a utilização e guarda dos documentos, estas por meio de questionário com perguntas pré-elaboradas, de modo a identificar a origem, o contexto de produção e função dos tipos documentais existentes no acervo. Paralelamente, as alunas trabalharam na seleção e higienização de documentos, no Arquivo do Setor. Constatou-se que, em sua maioria, estão em bom estado de conservação; que grande parte já poderia ter sido descartada; e que o SE dispõe de documentos de valor histórico para pesquisadores, motivo pelo qual foi iniciada a elaboração do Guia Preliminar do Arquivo Histórico. O contato com colegas de outros anos do curso e com servidores da instituição; as reuniões de trabalho com a participação de toda a equipe e as diferentes atividades desenvolvidas pela alunas, constituíram-se em rica experiência. Além disso, despertou o interesse pela pesquisa em fontes documentais, o reconhecimento da importância de um arquivo histórico e de como deve ser organizado e acondicionado para que possa se manter em condições de consulta pela comunidade educacional.

Palavras-chave: arquivos; arquivo histórico; fontes de pesquisa.